Comida de verdade! Conheça o conceito de Agrofloresta - Brasil Agroecologia

Quanto mais cresce o agronegócio, com seus grandes latifúndios, mais pobre fica a nossa alimentação. A partir dai, precisamos buscar formas mais inteligentes e sustentáveis de produção de alimentos. 
A Agrofloresta ou Sistema Agroflorestal (SAF) é um conjunto de técnicas agrícolas que junta a produção de comida e preservação do meio ambiente e sua diversidade.

  • Agrofloresta por Ernst Götsch

A técnica não é nova, já foi utilizada em todo mundo, principalmente no Brasil pelo seu povo nativo.
Mas só foi sintetizada e popularmente conhecida através do suiço Ernst Götsch, que migrou para o Brasil em 1980. Que deixou o seu trabalho de pesquisador em melhoramento genético na instituição estatal FAP Zürich-Reckenholz, para sanar a grande dúvida:

“Será que não conseguiríamos maior resultado se procurássemos modos de cultivo que proporcionassem condições favoráveis ao bom desenvolvimento das plantas, ao invés de criar genótipos que suportem os maus-tratos a que as submetemos?” Ernst Götsch  

A partir de práticas realizadas em sua fazenda na Bahia, Ernest conseguiu desenvolver uma forma de produção de diferentes alimentos, madeira, criação de animais, como gado e aves, de modo que não seja apenas extração, mas que o sistema se retroalimente. Sem precisar inserir adubos.

Com uma ação que pode parecer simples, repor a matéria orgânica no solo, através de folhas, pequenos galhos e principalmente grandes troncos, obtidos por meio da poda de árvores do sistema.
Para fazer um Sistema agroflorestal é necessário planejamento. Alguns pontos essenciais que devem ser planejados são:

1. Espaçamento 

Toda planta tem um espaço mínimo para poder se desenvolver bem. A partir da experiência do agricultor ou por meio de pesquisas, você pode desenvolver um mapa agroflorestal.
Esse mapa vai te ajudar tanto no dia da implementação do sistema, quanto no manejo e na manutenção do sistema.






2. Estratificação e plantas de serviço

Também é necessário planejar os estratos, pois cada planta requer uma quantidade de luz específica ao decorrer de sua vida.
Por exemplo enquanto um coqueiro precisa de sol pleno durante toda a vida, o pé de café precisa de sombra. E a partir dessas demandas específicas, você pode montar um mapa agroflorestal incrível.

Nesse planejamento você deve incluir plantas de serviço. Que são aquelas plantas que servirão para fazer sombra no sistema, gerar matéria orgânica (folhas e galhos) para adubar o solo e para colaborar com a preservação da fauna e flora local.

É interessante utilizar plantas nativas da sua região para esse serviço. Pois além de se darem bem com o local, ajudam a desenvolver o solo e colaborar com espaços para ninho de animais, como pássaros e insetos. 

3 . Prazos e demandas

Cada planta tem um prazo para ser colhido, podado e replantado. É bom ter isso tudo no papel ou numa planilha para se preparar para a venda das hortaliças e poda das árvores de serviço.

Caso você tenha gostado do conteúdo compartilha com amigos e familiares. 
Deixa um comentário do que você tá achando do conteúdo do blog, e até a próxima!

02/09/2022 - João Pessoa - Paraíba
Texto: Ravi Pacheco
@ravipachecoo

#agroecologia #ecologia #agrofloresta #mapaagroflorestal #horta #hortaliças #ernestgostch #plantação #conhecimento #brasil #brasilagroecologia #mundoverde #mundoverdebrasil #agroflorestal #agroflorestasintrópica #ravipacheco

Referências:
https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/reducao_de_impactos2/agricultura/agr_acoes_resultados/tecnicas_que_unem_agricultura_e_conservacao/#:~:text=Agrofloresta%20ou%20Sistema%20Agroflorestal%20(SAF,como%20produtos%20para%20o%20agricultor.

https://agendagotsch.com/pt/ernst-gotsch/

Comentários